A atriz Bell Gama é a produtora do Projeto Qualificação Audiovisual, que possibilitou sua participação nos Cursos de Cinema e Roteiro na Academia Internacional de Cinema -AIC, em São Paulo. Foram mais de 150 horas de aula, em um processo de imersão e trocas múltiplas, vivenciado com alunos de diversos Estados brasileiros e também europeus.

E como forma de retorno à população tocantinense pelo recurso público investido na formação, a atriz, que é também roteirista e diretora, abriu inscrições para Oficina integrada de Direção e interpretação para o cinema para até 20 pessoas, que será ministrada também por Kaká Nogueira, na cidade de Gurupi, no próximo sábado, 28, a partir das 16 horas.

 

Serão 8 horas de imersão no universo do audiovisual com exibição de curta-metragem autoral. O estudo partirá do roteiro, com base na obra autoral dos ministrantes ao processo de Direção. “As atividades voltadas para a Interpretação serão prioritariamente práticas. A abordagem será participativa, onde os alunos serão protagonistas nas construções de suas próprias narrativas e atuações”, adianta Bell Gama. A oficina também contará com tradutor de Libras.

O projeto é realizado com Recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins.

 

Cinema

Além da Oficina, os participantes assistirão ao curta-metragem “Maria Izabel”, em sessão exclusiva.   O filme é resultado do processo coletivo de formação na Academia Internacional de Cinema em São Paulo,  conta com a Direção de Kaká Nogueira, protagonizado por Bell Gama, e conta também com participação especial do ator André Mattos, que é conhecido nacionalmente por grandes papéis no cinema e na televisão.

A oficina em Gurupi é apenas uma das etapas do projeto de Bell Gama, que já ministrou em Araguaína, no mês de dezembro, oficina de roteiro.

 

Bell Gama

É natural do Tocantins, atriz, produtora e roteirista (DRT 1.238/GO. É corroteirista e codiretora do longa-metragem Sobre Dora e Dores (em produção – 2025, protagonizado por Marcélia Cartaxo) Co-produtora e Co-diretora do média Te Aitua (2022).  Atuou na série Pablo e Luisão (GloboPlay 2025) e participou de dezenas de espetáculos, como atriz e produtora. É co-fundadora da Cenaberta Produções Culturais. É membro da Diretoria Executiva da Federação Tocantinense de Artes Cênicas – FETAC.