"SOBRE DORA E DORES" - Cinema - Drama (Longa Metragem)
SINOPSE
Dona Cota (Marcélia Cartaxo) é uma benzedeira e carpideira, que na velhice se torna mãe por adoção de Dora, uma pequena órfã de toda a família de sangue. Cota vive uma jornada de transmissão de saberes, enfrentamento de mortes e dores, no contexto do sertão nortista dos anos 70 /80. (Longa Ficcional/ Gênero: Drama / 90 min / Clas.: 14 anos).
STORYLINE
“SOBRE DORA E DORES” traça uma jornada de mulheres fortes do sertão nortista dos anos 70/80, onde parteiras e carpideiras eram muitas vezes a última fronteira em um ambiente marcado por mortes, orfandades, abandonos e doenças. Uma jornada onde os laços de afeto, amizade e confiança são mais valiosos do que os de sangue. Neste contexto Dona Cota (Marcélia Cartaxo) é uma benzedeira e carpideira, que na velhice se torna mãe por adoção de Dora, uma pequena órfã de toda a família de sangue. Cota viverá uma jornada de transmissão de saberes, enfrentamento de mortes e dores.
PATROCÍNIO:
- Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins – Lei Paulo Gustavo Tocantins/2023 – Ministério da Cultura.
APOIO CULTURAL:
- Fundação Cultural de Palmas – Lei Paulo Gustavo 2023 – Ministério da Cultura.
- Prefeitura Municipal de Marianópolis do Tocantins – TO
- Prefeitura Municipal de Pium – TO.
- À Lita Maria, pela confiança no opcionamento da obra para nossa reconstrução para o cinema nacional.
FICHA TÉCNICA PRINCIPAL
- PRODUTORA/DISTRIBUIDORA: CENABERTA
- FILME: Sobre Dora e Dores
- BASEADO NA OBRA ORIGINAL DE: Lita Maria
- ROTEIRO E DIREÇÃO: Kaká Nogueira e Bell Gama
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Kaká Nogueira
- ASS. DE PROD. EXECUTIVA: Reverson Cardoso e Aberto Nascimento
- COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Cyntia Miranda
- ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Amanda Nobre e Patrícia Alcântara
- PLATÔ: Caio Brettas
- ASS. DE PLATÔ: Romildo Monteiro
- 1º ASS. DE DIREÇÃO: Luísa Campos e Pedro Macedo
- 2º ASS. DE DIREÇÃO: Pedro Macedo e Ícaro Railan
- 3º ASS. DE DIREÇÃO: Ana Friedlander
- DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA/CÂMERA: Ernesto Duarte
- 1º ASS. DE CÂMERA: André Rodrigues
- 2º ASS. DE CÂMERA: Ricardo Coimbra
- LOGGER: Victória Nolasco, DAFB
- MAKING OF: Jeferson Nazaré
- FOTOGRAFIA STILL: Daniel Leão
- CONTINUÍSTA: Gabriela Maia
- ELETRICISTA / MAQUINISTA: Didi Persempre; Robson Justino e Marco Antônio
- DIREÇÃO DE ARTE: Thiago Omena e Érika Mariano
- CENOGRAFIA: Erdilez Paiva
- PRODUÇÃO DE ARTE/CONTRARREGRA: Leandro Supertramp
- CARACTERIZAÇÃO: Fernanda Leal
- ASS. DE CARACTERIZAÇÃO: Patricia Alves
- FIGURINO E ADEREÇOS: Bia Rivato
- ASS. FIGURINO E ADEREÇOS: Clarisse Gomes
- TÉCNICO DE SOM DIRETO: Chico Bororo
- MICROFONISTA: Diogo Fernandes
- PRODUÇÃO DE ELENCO: Ana Friedlander
- ASS. DE PROD. ELENCO/FIGURAÇÃO: Juliano Gomes
- PREPARAÇÃO DE ELENCO: Eduardo Milewicz
- ELENCO PROTAGONISTA: Marcélia Cartaxo; Dominique Bueno; Thiozer Nunes
- ELENCO COADJUVANTE: Buda Lira; Bell Gama; Giovanna Máximo; Simone Rebeque; Carlos Francisco;
- ELENCO DE APOIO: Claudam Milhomem; Thiago Omena; Kaká Nogueira e Juliano Gomes
- ASS. DE IMPRENSA: Cinthia Abreu
- MONTAGEM/EDIÇÃO: Daniel Weber
povoado fictício de “Campineira do Anu Preto”
DADOS GERAIS DO PROJETO
cenário urbano da cidade fictícia de “Café da Roça”
LOCAÇÕES
O filme foi integralmente rodado no Estado do Tocantins, nas cidades de Marianópolis, Pium e Caseara em especial no Rio Araguaia, e contou com mais de 80% de equies técnicas, de produção e artística do nosso estado, demonstrando a força e a capacidade da produção audiovisual produzido no norte do país, que junto com atores e profissionais de outros estados brasileiros, viabilizou um resultado com material de altíssima qualidade técnica e artística.
DIREÇÃO DE ARTE
A Direção de Artes, de Thiago Omena e Erika Mariano, que juntamente com a Diretor Bell Gama realizou uma profunda pesquisa que resultou na obtenção cenários realistas com características do sertão do norte brasileiro das décadas de 70/80. Todos os objetos de artes utilizado são reais, com iluminação diegética obtidas de lamparinas, lampiões e velas. A casa da Dona Cota foi totalmente feita de tijolos de adobe exclusivamente para o filme, com telhas coloniais (doadas) que cobriram a 1º danceteria da cidade de Pium em 1940. Foram utilizadas também palhas para cobrir casas, tabocas, couros e outros materiais rústicos que enriqueceram cada detalhe, asim como foi na contrução de uma casinha de “pau-a-pic”. Todos esse cuidado com a criação da cenografia do filme, reverberou também nos figurinos de época e na caracterização (maquiagem) que possibilitou o envelhecimento dos personagens durante a trama Tudo isso sempre com enorme cuidado com a paleta de cores.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
A direção de fotografía é do experiente diretor goiano, resisente no Tocantins há mais de 10 anos, Ernesto Duarte, que junto com os diretores Kaká Nogueira e Bell Gama, buscou no desenho narrativo da fotografia à obtenção de um movimento constante, quanse que um simbolo da presença do RIO como elemento de transito da protagonista, esse rio que representa também a travessia da vida para morte, muito presente em muitas culturas pelo mundo. Esse movimento mais presente no inicio do filme vai também diminuindo à medida que a história se desenrola, em que as dores (sublinhadas) nos personagens se apresentam, muitas vezes em camadas sutís, e a partir delas vão se endurecendo. A iluminação intimista, quase que uma arte de “Rembrandt” nos ambientes noturnos, é um retrato de um sertão do norte muito presente até os dias atuais, mas que na década de 70/80, onde não existia energia elétrica, era uma realidade vivida e sentida. Esse ambiente recriado contribui com muita força para a narrativa visual do drama. A fotografia cuidou de registrar o olhar e o sentimento de cada cena com beleza artística e precisão técnica. O resultado é a obtenção de um material belíssimo, potente e com grande potencial de destaque de crítica.
TRILHA SONORA
A trilha sonora do filme será criada exclusivamente para a obra, a partir da pesquisa da musicalidade regional, sons, músicas e ambientação.
Evento de Assinatura de Parceria com a Autora da Obra Original







































