O Projeto POQUELIN (fotos) vem sendo realizado no interior do Tocantins desde 2016, graças uma parceria entre as instituições locais de cada cidade e a Cia. Cenaberta de Teatro, e, visa atender cidades o Tocantins que possuam em comum baixo IDH-M, vulnerabilidade sociocultural, pouco acesso à arte como um todo, e que tenha uma população de até 80 mil habitantes, com foco na promoção do trabalho de inserção sociocultural e artístico.
São selecionados em cada cidade contemplada até 20 interessados que recebem capacitação para o teatro, a partir da dramaturgia de Moliére, com o acompanhamento técnico-artístico durante 06 meses de profissionais qualificados em produção, cenário, figurino, maquiagem, interpretação, direção, dramaturgia, etc. incentivando o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes.
O intenção é dar autonomia aos grupos para que possam produzir ao final seus próprios trabalhos artísticos, dentro de suas realidades de estrutura cênica e de espaços urbanos disponíveis. Assim, durante todo o curso é incentivado, a partir do estudo das obras de Molière, a criação de cenas teatrais, sempre buscando adaptar o trabalho aos mais diversos espaços cênicos e urbanos existentes, (espaços fechados, ruas, etc.). Esses trabalhos são totalmente produzidos pelos grupos, com produção, cenários, figurino e iluminação a partir de suas soluções autônomas, onde os instrutores darão a orientação e farão o acompanhamento do processo.
O Projeto Poquelin conta com formação presencial com os instrutores utilizando o método de imersão teatral, além de outras oficinas diversas e acompanhamento e estudos à distância (EaD), esta última, utilizando das redes sociais e outros mecanismos de comunicação e formação de grupos de estudos, encaminhamento de textos, links de videos e instruções para os trabalhos, acompanhado periodicamente pela equipe artístico-pedagógica do projeto.
Em 2016, as cidades de Miracema do Tocantins; Paraíso do Tocantins e Pium são as localidades contempladas, sendo assim, programadas mais três cidades a cada semestre, levando a discussão e o conhecimento artístico onde não há esta experiência.
Conheça o Regulamento Geral, e saiba mais sobre os resultados deste importante projeto (POQUELIN 2016).
Saiba como apoiar sua continuidade em 2017. (POQUELIN 2017)