Estreia acontece nesta sexta-feira, 21, com exibição no Cine Cultura, em Palmas

O espetáculo teatral “O Antiquário Frankl” foi sucesso na temporada de  estreia, no Theatro Fernanda Montenegro,  em  2019. Desta vez, ele está  de  volta,  porém, com  uma  adaptação especial para o cinema. No formato Cine Teatro, a exibição de estreia será na próxima sexta-feira,  21, às  19 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. Serão abertas 25 vagas para o público em geral, mas a Cia faz um convite especial aos profissionais / estudantes das áreas de psiquiatria,  psicologia e áreas afins,  poderão fazer reserva antecipada pelo WhatsApp – 63 9 9233- 4165 – Maila Nohara.

Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Ou pode ser esse um jogo mortal? A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira e a classificação etária é de 14 anos.

De acordo com o ator e Produtor Executivo, Kaká Nogueira, a produção é atemporal e sem um território definido, contudo, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante. “O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.

Atriz de “O Antiquário”, Bell Gama complementa que o espetáculo foi concebido e pautado na dualidade, representada nas cores, quantidade, simbolismos e sentimentos. “Da mesma forma na construção dos personagens que permeia a dúvida e intencionalmente não se pretende dar respostas e sim inquietar e induzir à reflexão e questionamentos. Um espetáculo com tom cinematográfico, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo. Um enorme desafio fazer um suspense no teatro, um gênero pouco comum, e desafio maior, nesse novo formato, estamos aqui para errar, acertar e evoluir”. Declara a atriz.

Dramaturgia

Escrita por Wilson Fumoy, O Antiquário Frankl possui um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territorialidade. “Uma peça centrada no diálogo com valorização da palavra que necessariamente conduz o ator a um estudo detalhado das infinitas possibilidades da expressão humana. Não há protagonismo, os personagens são igualmente relevantes, envoltos em suas bolhas emocionais e máscaras sociais, complexos, profundos e marcantes”, adianta Kaká Nogueira.

Projeto

O projeto O Antiquário  Frankl é uma realização da  Cia Cenaberta, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc  Tocantins

, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC) e Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

São previstas ainda uma série de ações para democratizar o acesso ao espetáculo e a formação de plateia, como a  exibição de dez  sessões  online e oficinas de  capacitação em  artes  cênicas voltadas para artistas da capital e  interior do Tocantins. Como a entrada será franca, a Cenaberta receberá doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídos aos artistas em situação de vulnerabilidade social.

Cenaberta

A Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas (Cia Cenaberta de Teatro) vem trabalhando com pesquisas e produções teatrais desde 2009, e mantem como parceiros um elenco de profissionais do teatro, como atores, diretores, dramaturgos, produtores e técnicos, que facilitam as produções artísticas e manutenção do repertório da Companhia.

Já produziu vários trabalhos cênicos nesses 10 anos, destacando-se os espetáculos: Torrenegra (2009-2017); Dias Difíceis (2012-2016); O Assalto (2012); O Político (2013); L!ngua PreZa (2015), O Antiquário Frankl (2019) e Drácula – a ética cósmica (2020), que podem ser conhecidos pelo site www.cenaberta.com.br, que conta com vasta galeria de fotos e informações técnicas dos trabalhos.

A Cia, durante estes primeiros 10 anos, realizou várias circulações pelo Brasil e tem grande relevância no cenário cultural do Estado do Tocantins e Região Norte do país.

FICHA TÉCNICA – O Antiquário Frankl (Teatro Virtual)

Realização: Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas

Texto: Wilson Fumoy

Direção: Paulo Vieira

Co-direção: Ana Isabel Friedlander

Produção Executiva: Bell Gama e Kaká Nogueira

Assistente de Produção: Karol Rosa

Figurinista: Bell Gama e Brian de Castro

Iluminação: Thiago Omena e Kaká Nogueira

Cenografia: Giovanni Assis, Erdilez Paiva e Kaká Nogueira

Cenotécnica: Erdilez Paiva e Renato Moura

Assistentes de Cenotécnica: Junior Paiva, Ruan Paiva, Manduba, Ronaldo Babu, Paulo Paiva e Renato Moura

Sonoplastia Exclusiva Original: Fábio Geriz

Técnico de som: Bruno Barbosa

Maquiagem: Brunna Silveira

Filmagem: MZN Filmes

Direção de Fotografia: Márcio Mazaron

1º Assistente de Direção de Set: Nival Correia

Assistente de Câmera: Rodrigo Caminha

Som Direto: Roberto Américo

Produção de Set: Talita Barreira

1º Assistente de Produção de Set: Bianca

2º Assistente de Produção de Set: Reverson Cardoso

Edição: Caio Capela e Márcio Mazaron

Preparação de Elenco: Juliano Gomes e Dennys Rodrigues

Coordenação de Comunicação: Bell Gama

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Designer Gráfico: Carla Galvão

Assessoria de Redes: Fernanda Barbosa

Apoio Administrativo: Maila Nohara

ELENCO

Kaká Nogueira – Bernard Frankl e Burk Frankl

Bell Gama – Norma Rose

ELENCO DE APOIO

Renato Moura

Deixe uma resposta